quimica

Ouro para alunos portugueses na Olimpíada da Ciência da UE

Portugal nunca tinha alcançado o primeiro lugar nesta competição da União Europeia.

Alunos portugueses conquistaram pela primeira vez uma medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia, que terminou neste sábado em Tartu, na Estónia. A edição deste ano juntou estudantes de 23 países europeus.

Luís Miguel Costa e Silva, da Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, e Guilherme Vilela Alves e Raul Pombo Monteiro, ambos do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco, foram os grandes vencedores portugueses da Olimpíada.

“Um enorme orgulho que só pode ser reflexo de muito empenho e de muito trabalho”, afirma o ministro de Educação, Tiago Brandão Rodrigues, numa mensagem enviada aos alunos vencedores.

“A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados na área das ciências”, diz uma nota do Ministério da Educação.

Tiago Brandão Rodrigues saúda também o “trabalho desempenhado por toda a organização da participação portuguesa na EUSO”, assegurada conjuntamente pela Direcção-Geral da Educação, Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química, Ordem dos Biólogos, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, bem como os professores e os restantes alunos que participaram na edição deste ano.

 

Fonte: https://www.publico.pt/

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*