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Livro pioneiro de investigação pedagógica mostra que é possível um ensino exigente na escola de hoje

Só uma educação de nível elevado leva à igualdade e à liberdade

 

Foi recentemente publicado o livro Currículos, Manuais Escolares e Práticas Pedagógicas, que mostra que é possível um ensino exigente na escola atual, apesar de as políticas educativas tenderem a contrariar essa possibilidade.

 

O livro é da autoria de Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves e Sílvia Ferreira, as duas primeiras reconhecidas internacionalmente na investigação pedagógica e pioneiras, em Portugal, na formação de professores em metodologias de ensino inovadoras.

 

A investigação apresentada neste livro culmina quatro décadas de investigação centrada na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem das ciências a vários níveis de escolaridade. Ao longo de um extenso e consistente processo de investigação, desenvolvido em conjunto com uma equipa ampla de trabalho e reconhecido internacionalmente (em realidades tão diversas como a Alemanha, a Austrália, o Brasil ou a África do Sul), tem sido convincentemente evidenciado que é possível, no quadro da atual escola massificada, promover um ensino simultaneamente exigente e de sucesso, permitindo desempenhos elevados tanto de alunos de estratos socioeconómicos favorecidos como desfavorecidos.

 

Este ensino exigente não se faz, no entanto, como muitos clamam, com o simples retorno aos métodos de ensino da escola tradicional, mas com uma hábil combinação de aspetos da escola progressista, permitindo ao aluno ter controlo sobre o seu ritmo de aprendizagem, com aspetos da escola tradicional, com uma definição clara e exigente de quais os conhecimentos e capacidades que o aluno deve adquirir, quais as metas que deve atingir e quais os critérios pelos quais vai ser avaliado.

 

Ao arrepio do que estipula a Constituição e a Lei de Bases do Sistema Educativo, o trabalho desenvolvido mostra que, num gradiente de sucessiva degradação de qualidade, os programas, os manuais escolares e as práticas pedagógicas contribuem para um ensino pouco exigente, que, acima de tudo, penaliza aqueles para quem a escola seria o único meio de compensar o seu contexto familiar desfavorável.

 

livro_manual_cppO livro Currículos, Manuais Escolares e Práticas Pedagógicas – Estudo de processos de estabilidade e mudança no sistema educativo foi publicado pelas Edições Sílabo.

 

 

Ana Maria Morais é professora catedrática jubilada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e coordenadora do Grupo ESSA.

Isabel Pestana Neves é professora associada aposentada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e coordenadora do Grupo ESSA.

Sílvia Ferreira é professora de Biologia e Geologia do ensino básico e secundário, atualmente destacada como assessora no Conselho Nacional de Educação, e investigadora do Grupo ESSA.

 

O Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) é um grupo de investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para informações sobre a investigação do Grupo ESSA, consultar o sítio http://essa.ie.ul.pt.

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