matematica

Baixa do Porto recebe 350 alunos em evento que promove interesse pela matemática

Cerca de 350 alunos vão responder a desafios matemáticos na quarta-feira, na baixa do Porto, num evento organizado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em parceria com a Câmara, com o objetivo de promover o interesse pela disciplina.

Com esta iniciativa, pretende-se que “a matemática seja vista com uma postura positiva, porque é assim que queremos que os alunos aprendam, com energia, com entusiasmo, com vontade”, disse à Lusa a coordenadora Amélia Caldeira.

De acordo com a professora do ISEP, a matemática “é uma ciência cujos conceitos são utilizados não só na vida académica mas também na vida pessoal e profissional dos alunos” e que “aplica-se em todas as outras ciências”.

No evento “Matemática vai à Baixa”, que se realiza entre as 14:00 e as 17:00, vão participar alunos do 5.º ao 12.º ano, num percurso que começa em frente à Câmara Municipal do Porto, segue para a Praça da Liberdade, para Praça D. João I e termina na estação de metro da Trindade.

Em cada um desses locais vão estar três pontos de encontro, assinalados com um expositor, no qual os alunos vão encontrar os diferentes desafios, que devem ser resolvidos em cerca de dez minutos.

Os problemas matemáticos foram criados tendo em consideração não só o que os alunos aprendem na escola, como é o caso da estatística, da lógica matemática e das funções, mas também o senso comum, explicou a coordenadora.

“Vamos usar toda a dinâmica do espaço envolvente, os edifícios, as estátuas e os autocarros, por exemplo”, acrescentou.

A iniciativa foi desenvolvida por docentes do Departamento de Matemática do ISEP e os alunos inscritos frequentam os agrupamentos de escolas Alexandre Herculano, António Nobre, Garcia de Orta, o Leonardo Coimbra e Rodrigues de Freitas, entre outros.

O evento inclui a atuação da Tuna Académica do ISEP, o que, segundo a Amélia Caldeira, vai “ajudar a criar o ambiente de festa pretendido”.

 

Porto, 03 jun (Lusa)

 

 

Consulte aqui mais informações: 

https://atividade-peop.cm-porto.pt/node/1197

https://www2.isep.ipp.pt/matematicaforadeportas/

 

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*