voices

As competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online : o caso da rede VoiceS – The voice of the European Teachers

The VOICE of the European TeacherS (VOICES) é uma rede que conecta estudantes universitários, professores de escolas primárias e secundárias, formadores de professores, investigadores de universidades e outros profissionais ligados à Educação de dez países europeus com o objetivo de implementar as competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida e de desenvolver o conceito de Professor Europeu. Implementada em 2013, a rede envolve seus participantes em atividades de investigação, formação, partilha e construção colaborativa de conhecimento pedagógico.

Embora sua estrutura comunicacional compreenda contextos de encontros presenciais, a plataforma online é o espaço onde a interação dos professores ocorre com maior representatividade e requer a utilização de diversas ferramentas tecnológicas por seus participantes.

Este estudo teve como objetivo identificar as competências digitais dos professores dessa Rede, bem como aspectos da sua interação online e suas necessidades formativas em TIC, de forma a colaborar com a organização de espaços em que essas competências possam ser desenvolvidas, firmando a Rede VoiceS como comunidade de prática e desenvolvimento profissional de professores em contexto europeu.

Os resultados indicam que os professores da Rede VoiceS são utilizadores confiantes de ambientes e aplicações, que utilizam com frequência essas ferramentas em contexto pessoal e em suas salas de aula; são favoráveis à integração das TIC em contexto escolar e acreditam que as tecnologias tenham impacto positivo nas diversas atividades profissionais, bem como esperam desenvolver competências digitais através dos cursos intensivos e na interação com outros participantes, o que permite contemplar o potencial da Rede para atingir o objetivo de se tornar uma comunidade online de desenvolvimento profissional dos professores sustentável.

 

http://hdl.handle.net/1822/35250

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*